Ron Mueck e suas esculturas hiperrealistas na Pinacoteca de São Paulo

A partir do dia 20 de novembro, a Pinacoteca de São Paulo trás ao público as estátuas  gigantes do hiperrealista australiano Ron Mueck. A mostra deve ficar em cartaz até 22 de fevereiro de 2015. Os ingressos custam até R$ 6. Mas, às quintas, depois das 17h, e aos sábados, a entrada é na faixa.

Os trabalhos ocuparão o primeiro andar da Pinacoteca e o espaço octógono, onde deve ficar exposto o muito fotografado casal de idosos deitado embaixo de um guarda-sol. A mostra também apresentará um vídeo que mostra o processo de criação das esculturas. A exposição, que também já foi exibida em Paris e em Buenos Aires, deve dominar as redes sociais com selfies dos paulistanos. (Fonte: Veja São Paulo)

(Foto: Marcos Arcoverde / Estadão Conteúdo)

(Foto: Marcos Arcoverde / Estadão Conteúdo)

Essa exposição fez bastante sucesso por onde passou, Japão, Austrália, Nova Zelândia, México, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Mueck trabalha em seu pequeno estúdio em Londres. O detalhe de suas figuras humanas é meticuloso, com mudanças surpreendentes de escala que estão longe do realismo acadêmico, hiper-realismo ou da pop art. Suas obras não descrevem pessoas reais ou situações, mas a obsessão com a verdade falada de um artista que busca a perfeição e é extremamente sensível com a forma e a matéria. Empurrando a verossimilidade ao limite, Mueck cria obras secretas, meditativas e fascinantes. Uma mãe com seu filho, casais jovens ou adultos que variam entre estados de tensão e calma e um homem nu em um barco à deriva, são algumas das imagens que fazem parte da exposição. Obras que encerram uma interioridade vital e profunda, capazes ao mesmo tempo de expressar a perfeição técnica do artista e sua obsessão com a verdade. (Fonte: Pinacoteca)

Fonte: Brasil Artes Enciclopédias

Hiperrealismo, Ron Mueck, Casal, 2003. Fonte: Brasil Artes Enciclopédias

Dentre as obras apresentadas, Still Life (Natureza morta, 2009) faz parte da tradição clássica do gênero, Woman with sticks (Mulher com galhos, 2008) se inclina para trás em um feixe de lenha e nos lembra contos de bruxas. Drift (A deriva, 2009) e Youth (Juventude, 2009) parecem inspirados por manchetes, mas também evocam obras passadas. Outras esculturas de Ron Mueck, como o grande auto-retrato adormecido Mask II (Máscara II, 2002), chocam os sonhos em realidade. (Fonte: Pinacoteca)

Informações e endereço:

Exposição:Ron Mueck’
Data e horário: Terças, Quartas, Sextas, Sábados e Domingos das 10:00 às 17:30, Quintas das 10:00 às 22:00 (de 20/11 a 22/02/2015)
Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo
Endereço: Praça da Luz, 2, Bom Retiro – Centro, São Paulo
Telefone: (11) 3324-1000

Mais informações: http://www.pinacoteca.org.br/

Esse post foi publicado em Exposições e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário